sábado, 27 de abril de 2019

Parlamento Europeu - eleição


Eleições para o Parlamento Europeu à porta, com a pré campanha em alta velocidade mesmo antes de ser dado o tiro de partida.
Olho os cartazes colocados em rotundas, esquinas, ruas e avenidas, com as fotos dos principais candidatos, os chamados cabeças de lista.
Leio as frases neles contidas, frases estudadas pelos homens do marketing político e, não sou capaz de ver onde está a Europa.
Já perguntei à minha amiga Sacha se ela entende os cartazes, mas ela fica a olhar para mim com a cabeça de lado e nem um latido me dá.
Sou adepto de que o voto deveria ser obrigatório, mas não o é, aceitando eu a decisão constitucional, indo votar, mesmo quando vou e voto em branco como forma de protesto.
De qualquer modo a leitura que faço dos cartazes é a seguinte:
. O líder do Partido Socialista e actual Primeiro Ministro deu um tiro no pé ao escolher o cabeça de lista do seu partido. Não sei mesmo se não irá sair coxo destas eleições.
. O PSD, o CDS e o BE escolheram para lideres e como tal deputados em Bruxelas, figuras que nas guerras de manjerona internas que ocorrem em todos os partidos, são figuras políticas que lhes poderiam fazer sombra internamente cá no Reino, sendo por isso melhor mantê-los afastados principescamente lá pelas cidades europeias.
. O PC porque tem um modelo de funcionamento interno diferente dos outros partidos, manteve-se fiel à decisão colegial e altruísta do seu conservadorismo eurocéptico.

Votar em quem? é decisão difícil. Muitos votam por serem fieis ao partido não se importando com a qualidade dos possíveis deputados europeus. Os que ainda olham para a qualidade dos possíveis candidatos devem-se sentir perdidos, é mais do mesmo, um vira o disco e toca o mesmo, muita parra e pouca uva que para este peditório é difícil dar.

De qualquer forma e modo, irei até à assembleia de voto para votar, faça sol, faça chuva ou nevoeiro, ganhe quem ganhar o campeonato e a taça.

Vamos ver o que ocorre este fim de semana com as eleições na nossa vizinha Espanha, que por agora são mais importantes que as nossas europeias em fase de pré arranque oficial.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.