segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Somos da 2ªC. Caç



Dia em que os do norte e os do sul rumaram à cidade de Coimbra para confraternizarem a Amizade que há quarenta e sete anos entre disciplina militar e muitos sacrifícios souberam criar nos matos das terras angolanas. Sempre se recordam historias passadas e sofridas sem graduações pois hoje temos todos o mesmo grau hierárquico, somos todos antigos combatentes da muy digna 2 Companhia de Caçadores 5010 originária do antigo BC10 na bonita cidade de Chaves.
Angola faz parte do nosso passado. Em todos existe a nostalgia de podermos lá voltar se para tal tivéssemos condições monetárias para podermos dar de novo um abraço amigo e irmão às gentes do Mumbué. Sonhos de realização quase impossível mas que nos une num sentimento que não nos podem roubar.
Fomos carne para canhão quando tão jovens nos mandaram para a frente de combate na defesa de um Império que nunca existiu na verdade. Hoje na fase de grisalhos para velhos somos ignorados pelos novos ocupantes dos palácios do poder democrático. Mas felizmente nada queremos de quem não sabe respeitar os antigos combatentes, de quem sempre se recusou a dar uma mão às famílias onde persiste o pós trauma de guerra. Há verbas no SNS para ajudar a deixarem de fumar, a financiar operações estéticas, mas nunca souberam olhar para os antigos combatentes, nunca existiu folga para acudir às doenças psiquiátricas daqueles que ainda hoje passados tantos anos sofrem com a malvada guerra para onde o país os mandou.
Hoje em Coimbra soubemos celebrar a Amizade, recordar os que já se foram desta viagem e dizer aos novos donos dos mesmos palácios de então que soubemos honrar as palavras de ordem do batalhão a que pertencemos "Nós Somos Capazes" ontem, como hoje, como amanhã...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.