terça-feira, 2 de julho de 2019

Valente Capitão


Como a vida muda sem quase darmos por ela. Com 29 anos, era capitão e enfrentou de corpo aberto aquilo que foi um dos últimos suspiros da besta fascista salazarista. Com 29 anos sabia o que era a guerra cruel, sabia como doía a alma quando se perde um jovem camarada numa mina, numa emboscada, conhecia a angústia da espera que o heli pudesse chegar para tentar salvar um ferido, naquelas guerras sem solução militar, que os esbirros, os eunucos, os mandantes do regime "botas-professor" se recusavam a admitir por interesses ideológicos de classe, por obediência cega à ideologia de regime fundado em 1933 pelo chefe "botas" e continuado pelo "professor" das conversas em monólogo.
O tempo passou e ao passar levou muito cedo o valente capitão, o valente e grande comandante de homens. A guerra não o derrotou, tão pouco o velho regime o vergou quando na manhã de 25 de Abril enfrentou de frente o carro de combate no Terreiro do Paço, mas são os novos mandantes vitoriosos do pós Novembro que o entristecem na sua vida de militar, para depois um filho da puta de câncer o levar tão cedo desta vida, quando tanto ainda tinha para dar à sua família, ao seu país.
Homens da sua estatura fazem falta, muita falta.
Estive atento às televisões durante as minhas refeições no dia de ontem, andando pelos canais televisivos, mas como só consigo ver um de cada vez, pelo que me parece que a Memória do Grande Capitão só teve honras no canal público, os outros privados esqueceram a sua memória. A eles não lhes interessa divulgar Homens da estatura do Capitão Salgueiro Maia, são alérgicos, gostam mais das guerras do dizer mal, da critica do bota abaixo.
Mais um dia em que os factos demonstraram a necessidade, o benefício da existência de uma televisão pública, brindando-nos com uma reportagem demonstrativa de como há lá gente que sabe fazer e bem, que sabem conjugar imagens e sons em peças únicas de qualidade. Ontem dei de boa vontade a taxa que me cobram na factura da electricidade para o audiovisual.
https://www.youtube.com/watch?v=k1kilWU5ln4&t=1475s


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.