segunda-feira, 17 de junho de 2019

Pode alguém ser quem não é?









Nasci na então freguesia de Santa Maria dos Olivais em Lisboa. Cresci e formei-me homem junto ao mar em Peniche. As raízes dos antepassados que me deram origem estão junto à fronteira com Espanha nas terras raianas de Idanha a Nova. Por terras transmontanas, minhotas e angolanas criei laços. Sou por isso e por direito próprio um Português de lés a lés. Português, europeu e ocidental de acordo com educação judaico-cristã em busca da razão que me dá alento para continuar a caminhar.
Vejo pouco televisão. Cansa-me mais ou neurónios do que propriamente a vista. A moral e a ética que apregoam e difundem não é complementar ao meu pensar, preferindo eu caminhar sem a sua companhia. Ainda vai havendo livros, jornais e revistas… amigos e outras coisas para fazer com emoção e prazer.
Contudo como não sou um bicho do mato, sempre acabo por ser um espectador ocasional, mais das notícias que dos outros programas.
Vejo, ouço, registo e vejo-me a cada dia mais distante da corrente maioritária. Não vou falar da política, nem dos políticos e amigos destes, nem sequer do nevoeiro cerrado que envolve o futebol, a minha política é outra e no futebol não sou adepto dos actuais clubes ganhadores. Falo por exemplo da publicidade encapotada que nos noticiários nos vendem como notícia, quer sobre festivais de musica, quer sobre as provas de surf.
Quais são as cidades deste País consideradas pela UNESCO como cidades da Musica?
Qual a cidade com praias e condições para a realização do evento mais importante a nível mundial de uma prova de surf?
A resposta é fácil, mas parece desconhecida pelos serviços de informação dos canais televisivos públicos e privados todos em busca unicamente de audiências (excepção ao canal 2 da RTP).
À primeira pergunta temos duas cidades e uma delas ainda este ano foi reconhecida pela UNESCO como Cidade Criativa da Musica – Idanha a Nova, pois claro!. Lá bem no interior beirão fazendo fronteira com a Extremadura Espanhola.
A resposta à segunda ainda é mais fácil e transparente como as águas do mar que a cercam, Peniche, pois claro! Bem no litoral onde o oceano Atlântico é o Mar azul de muitos sonhos e emoções.
Há festivais de musicas ao longo do ano em Idanha a Nova, mas notícias sobre eles nos canais televisivos não as ouço. Serei apenas eu a não ver qualquer referência a esses eventos porque vejo pouca televisão?
O mesmo se passa com Peniche, que desapareceu praticamente de ser notícia pelos diversos eventos que se realizam à volta do surf e do mar. Foi em Peniche que a 15 de Agosto se começaram a realizar as provas de triatlo. Este ano a Federação programou-o para o passado dia 8 de Junho. Que canal televisivo deu notícia a este grande evento?
Se Idanha a Nova fica lá no interior esquecido, já Peniche fica bem no litoral rodeado por mar. Mas o tratamento noticioso é o mesmo, porque? pergunto-me e não tenho resposta.
Sendo estas duas cidades os locais a que estou ligado umbilical-mente pergunto-me? - Pode alguém ser quem não é?














Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.