domingo, 12 de maio de 2019

Era sábado










Era sábado dia de almoço com antigos companheiros de estudo na Escola Industrial e Comercial de Peniche, uns conhecidos destes almoços semestrais já que são uns anitos mais velhos, mas tão jovens quanto os mais novos, outros velhos conhecidos quer da escola quer da primária e das andanças de bicicleta a caminho da escola assim como do regresso a casa.
Fui cedo para Peniche. Gosto de observar os produtos e os peixes na praça, gosto de andar pelas ruas, velhas conhecidas da minha juventude, de sentir o bater da vida nelas, mesmo o silêncio triste de algumas com as casas vazias de velhice me trazem recordações. As ruas também gostam de movimento de se sentirem vividas, de escutarem as histórias que as vizinhas sempre têm para contar mesmo quando são de mal dizer. O pior para elas, ruas, é o silêncio da falta de gente que as habite e nelas viva.
Visitei uma antiga colega de escola. Entramos no primeiro ano do ciclo preparatório no mesmo ano e na mesma turma, caminhando até ao terceiro ano do curso Geral de Comércio sempre na mesma turma. Ela era uma das melhores senão mesmo a melhor aluna do meu curso.
Sempre encontro gente que olha para mim e me cumprimenta como se me conhecessem de Peniche, educadamente respondo ao cumprimento mas não sei quem são.
O almoço foi como sempre bom. Qualquer ementa que seja regada com a Amizade existente fica sempre melhor, no ponto, “al dente”. As conversas mesmo que semestre após semestre se possam repetir são sempre novas com as nuances que o tempo lhes confere.
Depois, ainda deu para sentir a nortada sentado no banco frente à praia e ao mar na Consolação olhando no horizonte a fusão dos azuis deixando-me ir com o vento que soprava forte e com ele me fui para outras paragens, outras recordações, outros mundos.
Do calor anunciado para o fim de semana não havia sinal mas pouco me importei porque ali a medida do calor é outra bem diferente dos graus centígrados.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.