terça-feira, 5 de junho de 2018

Ensino e saberes


Metade dos alunos do segundo ciclo não conseguiram identificar a localização de Portugal num mapa rosa dos ventos. Outra percentagem elevada não consegui identificar o Rio Mondego no mapa, outros no primeiro ciclo não sabem saltar à corda (também não conseguia) e há percentagem considerável de quem não consiga dar a cambalhota e levantar com os pés juntos… de quem será a culpa?
Apenas e só dos sucessivos Governos cujos Ministros de Educação sempre procuram reformar o que o seu anterior tinha decidido? - Penso que não, mas…
Quantos dos pais cujos alunos responderam mal aos quesitos, saberiam responder acertadamente? E, já agora quantos dos professores do segundo ciclo saberiam responder a cem por cento dos quesitos colocados?
Agora, os ditos especialistas vão dizer que é necessário criar mais uma comissão para analisar as causas e estudar alternativas. No final será elaborado um relatório extenso, para as forças políticas, sindicais e associações de pais opinarem de sua justiça, o Ministro da ocasião há-de prometer ter em atenção as indicações do relatório, a pesadíssima estrutura administrativa e pedagógica do ministério ira colocar o relatório no fundo da gaveta debaixo.
No Parlamento talvez algum deputado se irá lembrar de propor mais uma comissão parlamentar para estudar o assunto, com o relatório final a ser como de costume uma acusatório da maioria face à minoria presente.
A culpa morrerá solteira mas não virgem. O Mondego, esse vai continuar a nascer na Serra da Estrela e a desaguar na Figueira da Foz, se chover terá caudal forte se a seca se prolongar os seus habitantes salvam-se pela água armazenada na Barragem da Aguieira.
Dizem-nos, metralhando as nossas mentes, que vivemos na sociedade da informação e da especialização, querendo justificar com tanta especialização o afastar do curriculum escolar disciplinas como por exemplo a filosofia, esquecendo ou ignorando que sem cultura geral andaremos sempre a pedalar na cauda do pelotão europeu.

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