Metade dos alunos do segundo ciclo
não conseguiram identificar a localização de Portugal num mapa
rosa dos ventos. Outra percentagem elevada não consegui identificar
o Rio Mondego no mapa, outros no primeiro ciclo não sabem saltar à
corda (também não conseguia) e há percentagem considerável de
quem não consiga dar a cambalhota e levantar com os pés juntos…
de quem será a culpa?
Apenas e só dos sucessivos Governos
cujos Ministros de Educação sempre procuram reformar o que o seu
anterior tinha decidido? - Penso que não, mas…
Quantos dos pais cujos alunos
responderam mal aos quesitos, saberiam responder acertadamente? E, já
agora quantos dos professores do segundo ciclo saberiam responder a
cem por cento dos quesitos colocados?
Agora, os ditos especialistas vão
dizer que é necessário criar mais uma comissão para analisar as
causas e estudar alternativas. No final será elaborado um relatório
extenso, para as forças políticas, sindicais e associações de
pais opinarem de sua justiça, o Ministro da ocasião há-de prometer
ter em atenção as indicações do relatório, a pesadíssima
estrutura administrativa e pedagógica do ministério ira colocar o
relatório no fundo da gaveta debaixo.
No Parlamento talvez algum deputado
se irá lembrar de propor mais uma comissão parlamentar para estudar
o assunto, com o relatório final a ser como de costume uma
acusatório da maioria face à minoria presente.
A culpa morrerá solteira mas não
virgem. O Mondego, esse vai continuar a nascer na Serra da Estrela e
a desaguar na Figueira da Foz, se chover terá caudal forte se a seca
se prolongar os seus habitantes salvam-se pela água armazenada na
Barragem da Aguieira.
Dizem-nos, metralhando as nossas
mentes, que vivemos na sociedade da informação e da especialização,
querendo justificar com tanta especialização o afastar do
curriculum escolar disciplinas como por exemplo a filosofia,
esquecendo ou ignorando que sem cultura geral andaremos sempre a
pedalar na cauda do pelotão europeu.
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