sexta-feira, 8 de junho de 2018

Nova visita

O movimento constante de rotação do planeta, o milagre da multiplicação das células de nosso corpo, agora na sua fase decrescente, trazem-me de novo ao piso três do HVFX. Uma visita diferente de todas as outras.

A sala de espera bastante mais cheia do que em anteriores visitas. Mudaram a disposição das cadeiras por forma a poderem albergar a procura crescente dos serviços hospitalares. Com a sua construção e entrada em funcionamento há cinco anos, com equipas de médicos jovens, melhorou de que maneira a assistência à população desta zona da Grande Lisboa, é uma PPP do SNS gerida pelo Grupo Melo Saúde, que na minha opinião funciona bem.

Na pasta o curriculum com todos os exames e análises efectuados nos últimos tempos, já que para esta visita a pedido do jovem médico no centro de saúde, há dados que podem e serão necessários ao médico que me escalaram. Desde a consulta no centro de saúde até à primeira consulta no hospital o planeta terra não chegou a dar no seu movimento constante, trinta voltas sobre si mesmo. Contudo o médico que me atendeu, disse-me que se não fosse ontem, só teria consulta em Outubro. Às vezes é preciso ter sorte.

No ecrans da sala, as chamadas para o serviço de oftalmologia sucedem-se a um bom ritmo. De todos os serviços que já recorri, desde o otorrino, passando pela ortopedia e urologia, é neste de oftalmologia onde aguardo que me chamem para continuar a análise de um processo interrompido pela saída da médica neuroftalmologista que me estava seguindo, tendo neste intervalo de tempo o planeta dado mais de duzentas e quarenta voltas sobre si próprio. Não é fácil o acesso às áreas de oftalmologia no Serviço Nacional de Saúde, por isso vai-se aguardando e relembrando os serviços de que me encontro na fila de espera, para saber as possíveis causas da minha queixa e que solução existirá para que ela deixe de existir.

Na sala o barulho sobe de tom. Olho à volta, vendo os homens calados, concentrados nos números que são chamados nos ecrans, um ou outro falam com a companheira e ou vizinha de cadeira, enquanto o som do barulho subindo de tom tem origem nas conversas femininas que estão em maioria na sala. Desligo e viro-me para o livro que levei comigo.

No final da consulta lá fiquei registado para uma pequena intervenção cirúrgica, dizendo o jovem e simpático médico que quando chegar a altura entro de manhã e à tarde terei alta. A ver vamos, já que a outra cirurgia é bem mais importante.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.