sexta-feira, 6 de julho de 2018

Visita a um primo


Nunca é agradável esta viagem de metro até Palhavã agora baptizada de Praça de Espanha. Desconheço o que levou a mudar o nome, talvez uma questão de marketing urbano, pois que Palhavã estava logo associada ao IPO, e este é um local onde apenas os que sofrem com a maldita degeneração das células depositam as suas esperanças de vitoria sobre o mal com a ajuda do saber dos profissionais de mão e alma cheia que lá trabalham e se dedicam a investigar as diversas formas de ajudar os doentes a saírem vitoriosos dessa luta contra o mal.
Hoje, o tempo cinzentão deste mês de Julho não ajuda o espírito das pessoas em geral e muito menos os doentes e acompanhantes que aqui se encontram, uns aguardando a consulta e o parecer técnico da equipa medica que os acompanha, outros como eu esperando que uma das visitas do meu primo saia para eu poder subir e visita-lo. Uma senhora voluntária vêm oferecer-me um rebuçado, mas eu rejeito educadamente.
Disse-me um dia o responsável de risco, quando na minha actividade com o anel “Wellan2000” o visitava no seguimento da acção dos anéis instalados na rede de agua quente sanitária, que este hospital é bem diferente de todos os outros, enquanto que nos outros o doente o que quer é voltar de imediato para casa, neste o doente deseja ir para casa depois de se sentir a vencer o mal que nele se instalou.
Viver com o cancro, perguntas e respostas, um programa anunciado no televisor à minha frente, sempre no anfiteatro do IPO na ultima quarta feira do mês das 17 às 18H30. Não é fácil partilhar a vida com o maldito, que sem avisar, se instala, se alimenta de nós para nos destruir silenciosamente. Não sendo fácil, há que acreditar na força da nossa consciência auto-curativa como mais uma ferramenta psíquica auxiliar das prescrições químicas ministradas pelos serviços médicos, respeitando e acreditando na capacidade do pessoal médico, e em especial dos cirurgiões na remoção do mesmo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.