quarta-feira, 30 de maio de 2018

BES - NOVO BANCO


Novo Banco, banco novo ou velho na história das imparidades, tantos negócios duvidosos em empréstimos ou aplicações que obrigam o Ministro das Finanças, especialista em cativações, a fazer variações linguísticas à volta do mete ou não mete o dito guito no buraco do banco.
Nunca entendi o porque de entregar o banco ao fundo americano. Como e porque o Governo seguiu as orientações de um político ex-governante com curriculum em vender(dar) por tuta e meia aos privados bens na esfera do património publico?, e não lutou em Bruxelas pela nacionalização temporária da instituição.
Hoje cheira-me que no final quando o banco deixar de ter toxinas perigosas e seja uma casa só com bons activos, os cidadãos portugueses através dos jogos de palavras dos políticos terão lá colocado ou metido directa ou indirectamente tanto ou mais dinheiro do que se na altura o banco tivesse sido nacionalizado. Depois, recuperado só com carne de primeira, quem vai ganhar, quem vai beneficiar dos lucros ou das mais valias são os donos privados e nós cidadãos pagantes vamos continuar a ouvir que não se pode baixar a carga fiscal porque é necessário baixar a divida publica.
É certo que não somos um país a nadar em riquezas naturais, a manta sempre foi curta desde que se conhecem os Orçamentos de Estado, sempre vivemos na gestão do “real calote”, mas quantos milhões já metemos na banca desde que começou a crise com o BPN, depois BPP, seguindo-se o BES, o BANIF e também a capitalização da CGD sem esquecermos o que se passa com o MG?
Esses milhões suportados pelo Estado se tivessem sido utilizados no pagamento da dívida publica, como seria hoje a carga fiscal? Como estaria o Serviço Nacional de Saúde? Como estariam a Educação e a Investigação? Não esquecendo as novelas aeroporto e tgv… como estariam e estaríamos nós?
Quanto é que os accionistas destes instituições já pagaram pelos rombos que produziram? Quantos dos accionistas destes bancos viram os seus bens penhorados ou arrestados?
Novo Banco ou banco novo, é vira o disco e toca o mesmo e não refiles senão...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.