sábado, 29 de outubro de 2022

22.06.14

Pela quarta vez foi levantar o cartão de cidadão. A tempo e horas pagou o custo da renovação. Por desencontro de um dia quando o carteiro bateu à porta já estava a caminho do seu canto. Como na carta de aviso da renovação lhe diziam que o mesmo, caso não fosse entregue ao próximo, seria enviado para levantamento na delegação da Conservatória em Alverca, não se preocupou.

A primeira vez que se dirigiu à delegação da Conservatória, estavam duas pessoas a ser atendidas e uma à espera. Ao procurar tirar uma senha foi informado que teria de proceder ao agendamento, só assim seria atendido. Antes de sair olhou mais uma vez para a sala onde secretárias com ecrãs de computadores são mais do triplo dos funcionários que as ocupam, mas o que mais lhe chamou a atenção foi um relógio pendurado no teto por cima do balcão de atendimento. Ligado, indicava: «22:24 MAN 28 Dec»

Coisa estranha pensou. Ninguém se dá ao trabalho de desligar aquela inutilidade.

Das vezes seguintes, ou porque não levava a carta da renovação, ou porque a carta com o cartão ainda andava em viagem, sempre foi atendido por uma funcionária que lhe falava alto. Uma funcionária autoritária e com muita falta de paciência. Calado, já não respondia à senhora, apenas a olhava até que se levantava e se vinha embora.

À quarta vez, terceira com agendamento, tirou a senha na máquina à entrada e aguardou. Foi atendido pela outra funcionária do serviço "Cartão de cidadão". Uma jovem com ar cansado. Eram 09H40 quando chegou e antes das 10H00 ao ver a jovem olhar para ele com ar de o questionar, aproximou-se do guiché, colocou a senha e a carta de renovação do cartão de cidadão. A funcionária olhou, levantou-se e com o seu ar de cansada foi buscar o cartão. Quando começou a preencher algo no seu computador, percebi de onde poderia vir o seu ar de cansaço, o programa informático que a obrigava aos procedimentos que ia fazendo estava mais lento do que um caracol em marcha atrás. Por fim assinei um documento, rubriquei outro e lá me deu o novo cartão de cidadão válido até 2031. Será que irei lá chegar?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.