sábado, 10 de novembro de 2018

Coisas da politica


0311
Há vinte anos o partido da extrema direita Austríaco chegou ao poder. Os políticos em Bruxelas em reação estabeleceram penalidades à Áustria. Agora o mesmo partido está de novo no poder mas os políticos de Bruxelas aos costumes disseram nada.
O mundo político tradicional está em crise, dando oportunidade aos pensamentos e ideias que conduziram os povos aos conflitos das grandes guerras mundiais, voltem a ouvir-se nos parlamentos num número cada vez maior de países.
Falar mal, dizer mal da figura A ou B, são faits divers. Pensar livremente, sem amarras clubísticas (partidárias) nos porquês desta nova ordem crescente, é o dever de todos os que defendem a velha ordem democrática do Estado Social Europeu, que nos proporcionou chegarmos aqui sem grandes guerras no horizonte há mais de setenta anos, com um desenvolvimento económico e social nunca antes alcançado.

As ideias anti emigração, homofóbicas, racistas, etc. estão colhendo simpatizantes, porque? A culpa não pode ser imputada ao cidadão eleitor. Ele adere por descontentamento com a situação que vive, na sua comunidade, no seu país.
Há que pensar, repensar, reformular todas as políticas económicas e sociais, para isso precisamos de políticos que não tenham medo do poder financeiro que hoje nos controla a vida, políticos que recuperem o bem estar social colectivo em detrimento do bem estar social individual, que não tenham medo de serem também nacionalistas.

Somos um país pequeno na ordem mundial, mas já éramos pequenos quando sem capital estrangeiro, nos financiamos para nos lançarmos na aventura marítima de dar novos mundo ao mundo, criando também a base ou ideia da rede global em que hoje vivemos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.