domingo, 30 de dezembro de 2018

Novos romeiros


Ontem uns, hoje outros. Vão ou estão todos em romaria. Romaria não de graças mas de reivindicações. Seguem-se uns aos outros, todos levando aos ombros os andores das reivindicações por mais dinheirinho.
Os grevistas transformados em romeiros, acordaram com as notícias que relatavam a melhoria das condições económicas do país. Eles querem lá saber do aumento da dívida publica, dos juros que a mesma divida carrega sobre as costas de todos. Vão em romaria, seguem-se aos outros, rezando as suas palavras de ordem.
Quando “o mal” os asfixiava, apertando-lhes os garganetes e os ditos testículos, curvaram-se com as mãos entre pernas, perante os «mandantes» dos senhores poderosos do capital. Nada disseram que se ouvisse. Nenhuma romaria foi efectuada a Belém. Não esgrimiram as suas armas contra a asfixia troikana.
Curvaram-se perante a homilia de que tudo era em nome de «A Bem da Nação, Nada Contra a Nação».
Os grevistas de hoje, qual exercito ordeiro de ontem, querem tudo; os direitos que esqueceram ontem, as lutas que guardaram na gaveta dos fundos, são hoje a oportunidade única; os direitos esquecidos em banho-maria querem-os hoje com correção monetária, porque eles, todos, têm os seus direitos consignados na Lei.
Ontem uns, hoje outros,e amanhã novos se seguirão. Que linda romaria vai neste país…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.