segunda-feira, 10 de junho de 2024

23.05.24

 

Cheguei a Chaves a 17 de Abril de 1972. Cheguei de comboio pelas 14H15 depois de muitas horas de viagem iniciada na noite anterior pelas quase 23H00 em Santa Apolónia. O país sendo pequeno era demasiado grande pelo atraso económico e social que vivia e que parecia estar condenado a viver.

A concentração dos militares para formarem o Batalhão de Caçadores deu-se em 28 de Agosto de 1972, para nos apresentarmos no BC9 em Viana do Castelo a 25 de Setembro, embarcando para Angola no dia 15 de Dezembro desse mesmo ano. Já contabilizava 14 meses de serviço militar.

Hoje estamos melhor do que naquele tempo, mas o desenvolvimento económico e social com que sonhámos após o 25 de Abril deixa muito a desejar, não é o melhor quanto mais o ideal, vivendo o país subordinado e vergado às vontades e desejos dos burocratas liberais e neoconservadores em Bruxelas.

Se antes vivíamos a ilusão de um império (coutada de meia dúzia ou mesmo uma dúzia de famílias), hoje vivemos a ilusão de uma independência de país soberano que já não somos, venderam-nos a troco de rios de dinheiro que se sublimaram facilmente entre mordomias, megalomanias e off shores seguros, continuando o país na cauda da Europa com o carro vassoura sempre à vista.

Do velho e triste “orgulhosamente sós” passamos a ser apenas “bons alunos” das políticas liberais-neoconservadoras-bruxelianas que visam desmantelar o pobre Estado Social que a Revolução de Abril ajudou a criar.

Hoje já não se pode chegar de comboio a Chaves, políticos submissos uns, outros amigos dos novos barões do dinheiro, mais interessados nos lucros do betão desinvestiram do transporte ferroviário (o menos poluente de todos); a linha do Corgo como outras, em vez de modernizada foi abandonada e destruída para gáudio de novas famílias e grupos amigos do poder (consultores, banqueiros e empresários do betão), sempre tudo «A Bem da Nação» de má memória.

(fotografia obtida na internet)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.