segunda-feira, 10 de junho de 2024

26.05.24



 

Ontem dia 25 de Maio sendo o primeiro dia dos restantes de nossas vidas, foi tempo de voltarmos a Chaves para no antigo BC10, atual RI19, celebrarmos os cinquenta anos do nosso regresso da guerra em Angola.

Fizemo-lo em Chaves porque foi nesta cidade no alto de Trás os Montes que em 1972 nos conhecemos formando-nos como corpo militar da 2ª Companhia do Batalhão de Caçadores 5010.

Fomos, nós e a 1 Companhia do Batalhão 5017, recebidos pelo senhor major de Operações Especiais que com uma equipa de militares da Unidade nos recepcionaram com a apresentação de cumprimentos, prestando-se em seguida uma simples mas bonita e emocionante homenagem aos militares que pela honra e glória de Portugal morreram a combater, para depois efetuarmos uma pequena visita às instalações trazendo aos que mais tempo passaram no antigo BC10 recordações já quase esquecidas nas suas memórias de juventude, seguindo-se a missa celebrada na Capela da Unidade pelo senhor Padre Amorim, antigo capelão militar do Batalhão de Caçadores 5010, rumando de seguida o grupo da 2ª Companhia até um restaurante da cidade para degustando o almoço continuarem o seu convívio celebrando a amizade que em 1972 começou a ser forjada no antigo BC10 atual RI19 na cidade transmontana de Chaves.

Deste dia dia ficou igualmente na memória com agrado por todos comentada o excelente aspeto, conservação e limpeza das instalações militares que o atual RI19 mantém do antigo BC10 que para nós, antigos combatentes da 2ª C. Caç. 5010, será sempre a nossa Unidade Militar que com o nosso esforço, sacrifício e disciplina procuramos honrar mas matas longínquas do Mumbué e Ponte de Zadi em Angola.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.