terça-feira, 14 de setembro de 2021

21.08.02


 

No Oeste Penicheiro o tempo de verão sempre foi fresco. Por cá não há dias de calor calor, apenas dias quentes.

Antigamente no tempo anterior à implantação da Democracia o país era ainda muito mais pobre existindo televisão de canal único e de programação horária limitada. Era um privilegio ter televisão em casa; apenas algumas famílias podiam comprar um aparelho, a maioria contentava-se com a televisão em alguns cafés e nem em todas as terras havia a caixa que veio mudar a vida das populações citadinas e rurais.

Com a implantação da Democracia e mais tarde com a adesão à hoje União Europeia o nível de vida dos portugueses deu um salto qualitativo embora continuemos a ser um país pobre segundo os rácios do sistema económico que nos domina. Com essa subida de nível económico a televisão popularizou-se de tal modo que poucas ou raras são as casas onde não existe pelo menos uma televisão. Do preto e branco inicial passou a cores. De canal único e público passou a integrar outros canais privados de grupos de comunicação social. Da antena analógica, passou-se para as parabólicas e destas para a televisão por cabo com o sistema a oferecer cem, duzentos ou mais canais numa oferta que não para para nos adormecerem e anestesiarem a mente com os seus desígnios e vontades.

É pois a televisão o meio que melhor serve o sistema consumista em que vivemos, com os canais públicos a alinharem de acordo com a enorme falta de qualidade difundida pelos canais privados. A estes só lhes interessa as audiências como garante de receitas publicitárias. Qualidade e verdades de investigação séria custa dinheiro e eles não vivem para ajudar a educação das massas populacionais que os ouvem e veem. A função deles é anestesiarem as massas para a obtenção de receitas e promoverem os ideais mais liberais do capitalismo dito civilizado, nada lhes interessa na educação das pessoas que os ouvem e veem.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.