quarta-feira, 24 de novembro de 2021

21.09.22


 

Dirigi-me ao hospital para a consulta de controle semestral. Ao confirmar a presença na máquina do piso das consultas a mesma apresentou-me um recibo com valor de 7€ a pagar. Imprimi o recibo indicando pagar mais tarde.

Dirigi-me depois ao balcão onde uma menina me pediu o nome e a data de nascimento para consultar o meu cadastro e disse-me que além da isenção por incapacidade tinha também isenção por ser Antigo Combatente.

Fiquei ali a saber que no caso da saúde a informação entre os Ministérios da Defesa e da Saúde ocorreu e funciona. Irei brevemente testar se a mesma situação se verifica com os museus e ou exposições públicas, já que o anunciado transporte público gratuito está em vias de resolução para que funcione no mês de Novembro.

Levou anos e décadas, mas vale mais tarde que nunca, algum reconhecimento para com os Antigos Combatentes vivos das guerras ultramarinas ou coloniais. Os Antigos Combatentes fizeram parte da tomada de consciencialização pelos Militares do Quadro Permanente de que a guerra em que todos, os Antigos Combatentes e eles Militares do Quadro Permanente, participavam teria de ter outra solução que não aquele combate de treze anos.

Muitos dos políticos profissionais em exercício no tempo de agora não só desconhecem, como ignoram e desprezam o papel que os Antigos Combatentes enquanto jovens militares que participaram obrigados nas frentes de batalha durante treze anos tiveram no desenrolar da história que originou o glorioso 25 de Abril de 1974 e desse modo lhes permite hoje viverem politicamente com mordomias muitas delas só sustentáveis pelo endividamento publico do país.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.