quarta-feira, 24 de novembro de 2021

21.09.23 Participação Cívica

 No domingo dia 26 irei votar de forma consciente como sempre o faço.

Pouco me interessa o que se irá passar na cidade grande e mesmo nas outras cidades capitais de distrito do país.

Pouco interesse tenho sobre o que se irá passar no concelho de Vila Franca de Xira onde resido. O Município e a Junta de Freguesia de Alverca são “dirigidos” por forças políticas diferentes mas a foto abaixo demonstra o fraco interesse quer de uns quer dos outros para que o empreiteiro que realizou as obras com fundos europeus segundo cartaz explicativo e, inauguradas com pompa e circunstância com placa comemorativa e tudo, emende os erros cometidos impedindo os peões de utilizarem as passadeiras mal caem uns pingos de chuva. E nem vou comentar o que se passa com as árvores que com as obras acabaram por ficar moribundas morrendo lentamente.

Tenho curiosidade sobre o que se irá passar no Município de Peniche.

Seguirei com interesse o que se irá passar no meu esquecido e raiano Município de Idanha-a-Nova onde o PS governa há muitos anos, enfrentando pela primeira vez desde há vinte anos uma alternativa constituída por Idanhenses que saíram da sua zona de conforto e organizados num Movimento Para Todos se propõem ser a alternativa aos vícios e liberalidades que o longo exercício do poder trouxe para o Município onde a tão publicitada Solidariedade é apenas e só para umas poucas povoações do agrado do sr. Presidente, ficando a maioria das restantes povoações no esquecimento e mesmo abandonadas, exceto com um evento patrocinado pelo Município de dois em dois anos, antes de tempo da pandemia viral.

Nada tenho contra pessoalmente e até mesmo politicamente com qualquer um dos candidatos que concorrem à União Freguesia Zebreira e Segura. Todos merecem o meu respeito.

Apoio os candidatos propostos pelo Movimento Para Todos quer à União de Freguesia Zebreira Segura, quer à Presidência do Município, porque são candidatos cujas vidas pessoais e profissionais não são dependentes do exercício da política enquanto tal. Ambos têm o seu percurso profissional fora da política e do funcionalismo público do Estado. Nada tem a ganhar materialmente a não ser a possibilidade de não só dar voz a todos os munícipes como se propõem mas também poderem lutar sem medo de favores políticos pelo desenvolvimento do Município e das suas gentes, porque só com independência e desenvolvimento se criam condições sociais e económicas melhores para todos.

Os últimos anos serviram para que os eleitores da Zebreira, Segura e outras povoações conhecessem o abandono de que foram vítimas por parte dos Órgãos Municipais quando tudo parecia haver condições políticas para que tal não acontecesse, já que o PS na figura do sr. Presidente do Município dominava em toda a linha com os Presidentes de Freguesias e Uniões a serem escolhidos por si. Governou estes últimos anos sem oposição. Sem oposição, governou concentrando na sua figura todos os pelouros (segundo se vê no sítio oficial do Município).

Aguardo pois com interesse o que se irá passar em Idanha-a-Nova onde nestas eleições há Alternativa ao poder instalado.

Eu irei votar em Alverca, consciente que o meu voto é o da escolha do mal menor, mas voto, não fico em casa porque a Democracia exige a nossa participação quer seja activa ou passiva.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.