segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

22.11.01

Desde que se lembra, os que dizem governar o país que o dia de hoje é feriado porque é dia de Todos os Santos. Um feriado católico numa constituição que é laica respeitando as tradições religiosas.

Contudo é o sistema que domina com mãos invisíveis a sociedade que ao longo do tempo vem paulatinamente subvertendo as tradições, levando muitos dos fiéis praticantes ou não, assim como muitos outros cidadãos a irem neste dia depositar flores nas campas de familiares enchendo de vida o espaço dos mortos que são os cemitérios. Lembra-se da sua mãe com a irmã, sua tia, e umas primas (Sofia e Isaura) irem, não no dia de hoje mas amanhã 2 de Novembro, o tradicional dia de "Finados". Encontravam-se para visitarem as campas dos familiares falecidos.

Ele apenas foi um ou dois anos com a sua companheira, filhas e sogra visitar a campa do seu sogro. E, fizeram-no no dia 1 o tal de "Todos os Santos" e não no dia 2 de "Finados", pois eles tinham de trabalhar e as filhas andavam a estudar e tinham aulas.

As mãos invisíveis que comandam as nossas vidas vão estabelecendo normas que alteram hábitos de vivência na família e na comunidade.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.