quinta-feira, 16 de março de 2023

09.01.23

 

Quando na semana passada tinha resolvido ir mais uma vez até à sua rua para lhe tocar à porta, ao tomar o pequeno almoço olhou a televisão e ao ver as cerimónias do funeral do papa emérito, logo desistiu porque talvez ela estivesse a seguir atentamente as cerimónias. Não perdeu tempo nem a ver nem a ouvir o que diziam os vários comentadores especialistas. Todo aquele aparato de luxo lhe causa alergia e nada lhe comunica.

Respeita o papa Francisco como o mais humanista dos papas que conheceu, mas não esquece os crimes cometidos pelos jesuítas ao longo dos 285 anos de história em que exerceram o poder da sua ditadura religiosa junto dos vários monarcas através da Santa Inquisição.

Se a esses 285 anos somarmos os 48 anos da santa aliança entre Salazar e Cerejeira, são quase três séculos e meio de governos monárquicos e republicano de ditadura religiosa. Coisa que não é de somenos, não devendo ser ignorada nem esquecida, como tem sido ao longo destes anos de regime democrático, porque muito do que é hoje a sociedade portuguesa é fruto desse longo e penoso tempo de obscurantismo.

(Foto da internete)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.