domingo, 7 de janeiro de 2024

20.06.23

Acabei mais um livro "Os Doentes do Doutor Garcia" da grande mulher Almudena Grandes. Um romance de ficção baseado em factos reais que se enquadram com outros que já li em outros livros de outros autores. Houve nazis que foram protegidos e defendidos pelos designados democratas do Ocidente. Houve nazis, gente assassina do pior, que se viram protegidos pelos governos ocidentais, ingleses e americanos, tornando-se amigos uns e outros na luta contra o poder dos antigos aliados soviéticos, os vencedores da guerra contra a Alemanha de Hitler e seus aliados nazis e fascistas de outras regiões e países que foram bem mais do que os conhecidos Itália e Japão.

Outro livro se seguiu de um autor que nunca tinha lido, mas cujo título me chamou a atenção "O Eterno Regresso do Fascismo" de Rob Riemen. Li-o de uma assentada na viagem de comboio que fiz no sábado passado a caminho do reino dos Algarves, mas preciso de o ler de novo como se o estudasse.

A neta quando andávamos na Feira do Livro de Lisboa, admirava-se por eu comprar livros sem conhecer o autor, pois ela conhece os autores dos livros que compra. Expliquei-lhe que sempre compro livros mais pelo impulso que sinto ao olhar o título e a capa do livro e não pelo autor do mesmo. Já quando ia ao cinema era o mesmo, ia ver o filme que produzia determinado impulso quando olhava o cartaz ou lia o que os jornais desse altura comentavam sobre os filmes em exibição; nunca soube explicar o porque desta minha forma de ser, sendo que raramente ia e vou ao cinema pelos óscares ou prémios de festivais cinematográficos que as películas têm nos seus anúncios.

Também sou capaz de ler dois livros ao mesmo tempo, ou ler o mesmo livro uma segunda vez, como vou a fazer com o livro do Rob Riemen.

Ao ler, ao sentir as palavras que o autor colocou no livro vou construindo os meus cenários alimentando as minhas muitas dúvidas e interrogações.

Assim vou vivendo, sonhando, pensando porque nunca esqueço a “ausência” que sem que os outros notem me vai acompanhando. 


 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.