segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

22.12.23


 

Reza a história que o pai, homem cumpridor de horários e obrigações, foi entrar ao serviço pelas 08H00 no Posto que a Guarda Fiscal tinha nas instalações da Atlantic em Cabo Ruivo - Olivais, fazendo o percurso que distava do quarto onde vivia com a mulher até ao posto da GF sempre a pé pois a distância não era muito grande. Ao chegar ao serviço, presumivelmente antes do horário determinado, já lá tinha a notícia dada por telefone de que era pai de um novo rapaz. O filho mais velhinho não tinha ainda um ano e estava com os avós na Zebreira, já que o jovem casal vivia ainda num quarto alugado.

Se olharmos a ciência dos astros no nosso sistema solar ficamos a saber que o planeta Terra tem há milhões de anos comportamento constante nos seus movimentos de rotação e translação, assim naquele ano de mil nove e cinquenta na cidade de Lisboa o renascer do Sol depois da noite mais longa do ano ter-se-á verificado pelas 07H52 como acontece neste dia passados que são setenta e três anos, sendo que a lua só irá aparecer pelas 14H00 para ter o seu ocaso pelas 04H14.

Nasci naquele quarto do número 25 naquela rua da cidade de Lisboa anunciando o nascer do Sol, daí o meu gostar muito mais de nas madrugadas poder assistir ao nascer do Sol que me renova as energias e esperanças, do que propriamente gostar do seu ocaso quando se anuncia a chegada da noite que é escura como um dia lá longe olhei a morte.

Tendo já entrado na reta final, vontade e querer para viver mais uns anos não me falta; tenho saudade do inexistente futuro para poder acompanhar a vida e evolução nesta dos meus netos e vindouros

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.